#portodosnós

VÍDEO: A receita que deu certo para Solange

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Anselmo Cunha (especial)

Solange Schlottfeldt produz doces gourmets, tortas e bolos. Na Páscoa, ela aposta na venda de ovos de colher, uma das especialidades mais pedidas na época. Ela conta com a ajuda da família na produção

Para alguns, a pandemia trouxe a inércia. Para outros, a oportunidade de se reinventar e dar vida a antigos sonhos. Em 2020, Solange Schlottfeldt, 48 anos, decidiu abandonar a profissão de diarista e abrir o próprio empreendimento. Para a alegria dos inúmeros clientes que conquistou, ela produz bolos e uma variedade de doces . As encomendas são realizadas principalmente pelo Instagram.

Salão mantém laço familiar no ramo da beleza

Para dar conta da demanda, a doceira adaptou a cozinha de casa e passou a contar com a ajuda do marido, o conferente de peças Waldemar de Moura Oliveira, 49 anos, e da filha, a estudante Amanda Schlottfeldt, 16. Enquanto ela se concentra nas receitas, eles cuidam da captação de encomendas e das entregas. Já o filho, o acadêmico de Jornalismo Wander Schlottfeldt, 23, fotografa os produtos e prepara as postagens. E, entre uma receita e outra, a irmã de Solange, Michele Schlottfeldt, 41 anos, também coloca a mão na massa.

Michele mora em Toropi e se desloca de lá para ajudar em dias de encomendas maiores. Ela fica muito feliz em ver a irmã fazendo o que gosta:

- A produção das encomendas é um momento nosso. Como também gosto de trabalhar com chocolate, não há nada melhor do que poder degustar os doces que ela faz - comenta, emocionada.

Juntas, Solange e Michele produzem bombons, trufas, bolos e doces decorados para ocasiões como casamentos, aniversários e formaturas.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

PROCESSO

Para Solange, planejamento, calcular os custos e possíveis faturamentos são essenciais. O ato de observar e anotar o rendimento de cada receita foi um hábito adquirido quando ela trabalhava na casa de Carmen Azevedo, 86 anos, que lhe estimulou a seguir o sonho:

- Ela sempre me pedia doces e eu fazia. Elogiava se gostava. Quando não apreciava, explicava o motivo. Lembro-me dela dizendo: "Solange, o bombom tem que ser macio, ele não pode escorrer". Além disso, foram inúmeras as vezes em que eu recebia elogios a cada degustação. Sem dúvida, ela foi a minha maior incentivadora.

Entre experimentos e correções orientadas por Carmen, a doceira foi ganhando confiança e conquistando a freguesia. Para a artesã Cintia Izquierdo, 46 anos, os doces de Solange são indispensáveis, principalmente em momentos especiais.

- Quando nos reunimos em família, são os doces dela que compramos. Sempre que posso, faço pedidos para presentear os amigos. Solange não mede esforço para nos atender, até no caso de encomendas de última hora - recomenda.

VÍDEO: venda de imóveis rurais é diferencial em imobiliária de Santa Maria

Mesmo que as famílias não possam ainda se reunir por conta da pandemia, Solange acredita que a Páscoa ainda será a época em que ela mais vende.

- Espero que as encomendas não diminuam. Uma das minhas especialidades é o ovo de colher. Trabalhar com doces, com certeza, é a receita que deu certo para mim - conclui ela.


SOLANGE DOCES

Atuação - Vendas de doces gourmets e tortas

w Empregos diretos - 1

w Telefones - (55) 99171-6770

w Redes sociais - @solange-doces_ no Instagram

A CAMPANHA

A iniciativa #PorTodosNós convida cada santa-mariense a valorizar quem produz aqui, gera renda e empregos e ajuda o Coração do Rio Grande a pulsar mais forte, mantendo a esperança de dias melhores para o futuro de Santa Maria

w Em ações institucionais, editoriais e comerciais, o Diário mostra a importância de consumir de quem trabalha por todos nós. A campanha teve início no dia 18 de abril de 2020 e seguirá com reportagens diárias nas plataformas impressa e digital

w Ela é promovida em parceria com a prefeitura de Santa Maria e tem o apoio de 29 entidades e instituições de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Governo do Estado muda regras em bandeira preta e libera atividades parcialmente

Prefeitura recomenda que idosos não madruguem em filas para vacinação na próxima semana Próximo

Prefeitura recomenda que idosos não madruguem em filas para vacinação na próxima semana

Geral